sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mapa mundo

Há pouco tempo deparei-me com um site que contém mapas do mundo onde podemos ver representadas diversas informações, como a população, a riqueza, o número de nascimentos, a educação etc...
Mas o que torna este mapa especial é que, em vez de mostrar essa informação através de uma legenda como na maioria, as áreas dos países são redimensionadas de acordo com o objecto de estudo. Por exemplo, se quisermos ver apenas a área relativa de cada país obtemos o mapa que tão bem conhecemos










Se no entanto estivermos interessados em saber como está distribuída a população mundial o resultado será representado da seguinte forma.










Obviamente, uma das primeiras informações que tentei obter foi o número de artigos científicos publicados por ano, e deparei-me com o facto estranho de, aparentemente, quase toda a ciência ser feita no hemisfério norte deste nosso planeta.










Para além da Austrália, um pouco do Brasil e África do Sul, aparentemente, não existem muitas publicações em revistas científicas nas terras abaixo do equador. No entanto podemos observar noutro mapa que, com a excepção de África, esta tendência estará a inverter-se. Representando o crescimento do número de publicações anuais em relação ao mesmo, 10 anos antes, podemos observar que aos poucos o hemisfério sul tem vindo a crescer cientificamente.










Resta-nos tentar ajudar os nossos companheiros africanos para que sigam a tendência dos restantes continentes. Partilhando o sentimento com o meu colega de profissão Neil Turok, está na altura de fornecer aos africanos as ferramentas para que eles possam sair pelas próprias mãos do estado caótico que centenas de anos de guerras e desunião criaram.
Quem sabe se daqui a uns anos não estaremos a celebrar o aparecimento de um "Einstein" africano?

3 comentários:

margarida disse...

sr professor será que nos pode dizer qual é o site? para podermos brincar um bocadinho também... = P

Nabla disse...

boa, esqueci-me de dizer :(

http://www.worldmapper.org/

ainda bem que há quem nos lembre destes "pequenos" pormenores

Vasco Gaspar disse...

Tá muito fixe!!!

Ia perguntar o mesmo que a margarida! :)

Grd abraço