segunda-feira, 14 de abril de 2008

Anti-Hidrogénio

Através do romance de Dan Brown, Anjos e Demónios, o conceito de antimatéria ficou bastante conhecido do público em geral. Nesse livro, o herói corre contra o tempo para tentar salvar o vaticano de um ataque que envolve o roubo de um suposto reservatório contendo antimatéria de um laboratório do CERN. Como sabemos, quando uma partícula encontra a sua correspondente antipartícula, dá-se o fenómeno de aniquilação que é entre 100 a 10 000 vezes mais energético do que as reacções nucleares de fissão e fusão.
O que o autor não diz é que, devido à dificuldade de criar antimatéria em laboratório, se juntarmos toda a antimatéria criada em todos os laboratórios da terra e a aniquilarmos, a energia resultante não é suficiente para aquecer uma chávena de chá, e muito menos para explodir com a basílica de São Pedro.
Embora já seja relativamente simples criar feixes de antiprotões, não é nada fácil reduzir-lhes a energia de modo a conseguir que se combinem com antielectrões para criar antiátomos. Visto que o átomo mais simples que conhecemos é o hidrogénio (um protão com um electrão a orbitá-lo), o primeiro candidato a antiátomo é naturalmente o antihidrogénio, e pela primeira vez foi observada a sua criação em laboratório pelos físicos de Harvard, Gabrielse e colaboradores e reportada no fascículo deste mês da Physical Review Letters. Devido à dificuldade de arrefecer os antiprotões provenientes dos feixes de alta energia produzidos no CERN, alguns cientistas pensaram ser tecnicamente impossível parar os antiprotões e antielectrões durante tempo suficiente para que se pudesse criar antihidrogénio, mas Gabrielse e os membros da colaboração ATRAP (Antiproton Trap) que está em funcionamento no CERN, provaram que afinal é possível. Embora ainda não tenham conseguído isolar nenhum átomo de antihidrogénio, eles mostram neste artigo que não há dúvida de que estes estão a ser criados.

Quem sabe se estamos perto de ter uma nave movida a antimatéria como a enterprise da série Star Trek?

1 comentário:

margarida disse...

ui isso é que era fixe! até porque o spock anda na minha rua à espera...