segunda-feira, 21 de abril de 2008

LHC parte I

Nos últimos tempos tem vindo a ser discutida, na maioria dos órgãos de comunicação social, a questão da segurança no que toca à entrada em funcionamento do LHC (Large Hadron Collider) agendada para daqui a poucos meses.
Para quem não sabe, o LHC é um acelerador de partículas situado no CERN em Genebra, Suiça. O acelerador em forma de anel encontra-se debaixo da terra a uma profundidade que varia entre os 50 e os 175 metros e tem 27 quilómetros de diâmetro. Ao longo do anel vão estar localizadas várias experiências cujos objectivos serão desde o estudo de interacções de iões altamente carregados até à procura do evasivo bosão de Higgs e outros fenómenos como a procura de dimensões extra, procura de candidatos a matéria negra e quem sabe a criação de micro buracos negros.
Para os interessados, aqui vão alguns factos sobre o LHC e uma das experiências mais importantes que decorrerão lá, o ATLAS.
  • Os protões que viajarão no LHC irão deslocar-se a uma velocidade de 99.9999991% da velocidade da luz.
  • Os protões percorrerão os 27 km do anel 11000 vezes por segundo.
  • O LHC gera 7 vezes mais energia do que qualquer acelerador existente até então.
  • A temperatura gerada no local de colisão corresponde à temperatura do universo, um bilionésimo de segundo após o Big Bang, o que corresponde a 100 000 vezes a temperatura do sol.
  • O detector do ATLAS pesa tanto como 100 Boeing 747 juntos.
  • O detector tem metade do tamanho da catedral de Notre Dame.
  • A informação proveniente do detector será de 3200 Terabytes, o que corresponde a 7 km de CD-Rom's empilhados.
  • O LHC terá 3000 km de cabos eléctricos e 122 km de fio supercondutor nos magnetos.
  • Trabalharão nesta experiência 2100 cientistas de 37 países diferentes e 167 universidades e laboratórios espalhados pelo mundo.
Deixarei para outro post a discussão sobre os assuntos de segurança, entretanto fiquem com um pequeno vídeo sobre a construção do detector.

1 comentário:

Vasco Gaspar disse...

Bem, que cena fixe!!!! Vou comprar uma coisa dessas pra instalar lá no meu quintal, atrás de uma folha de couve... :)

Tou ansioso por saber as questões de segurança. Será a possível criação de um mini-buraco negro poderá dar origem a um mega buraco-negro? Ou abrir-se-á um buraco de verme (é assim que se diz, né?).

Abraço