quarta-feira, 2 de abril de 2008

Onda Curta

Com certeza já ouviram falar da criação de pulsos de luz extremamente curtos, da ordem das centenas de attosegundos (1 attosegundo = 0.000000000000000001 segundos ou seja 10^-18 segundos). Estes pulsos de luz contêm vários fotões e podem ser vistos como uma série de oscilações do campo electromagnético.
Cientistas em Harvard conseguíram produzir um pulso com uma duração de 65 femtosegundos (10^-15 s) mas que é constituído por um fotão apenas. Este fotão foi criado através do processo de "down conversion", em que um feixe laser, com um comprimento de onda de 415 nm, é feito passar através de um cristal especial e um dos fotões do feixe laser transforma-se em dois fotões com 830 nm cujo estado quântico se encontra entrançado "entangled".
Através da minimização dos efeitos da correlação quântica, os investigadores conseguíram obter fotões com excepcional qualidade e curta duração. Para além da duração de 65 femtosegundos o fotão tem o "comprimento" de cerca de 20 microns (10^-6 metros).

Um dos autores do trabalho, Peter Mosley, diz que esta experiência representa a primeira vez em que um pacote de ondas, tal como os vemos nos livros de texto de mecânica quântica, contendo um único quantum de energia, é produzido em laboratório. Poderá ler mais sobre este tema no artigo original que será publicado este mês, (Mosley et al., Physical Review Letters).

Sem comentários: