terça-feira, 6 de maio de 2008

Pangea Day

É já no dia 10 de Maio das 19:00 às 23:00 (hora portuguesa) que vai decorrer o dia da Pangeia, um dia em que todo o mundo estará ligado através das imagens. Vão ser quatro horas em que serão exibidos 24 filmes escolhidos através de uma competição internacional em que participaram mais de 2500 pessoas de mais de 100 países. Este festival será transmitido em directo, em 7 línguas diferentes e de 6 países distintos em simultâneo, para milhões de pessoas em todo o mundo, através da televisão, da Internet e até de telemóveis.
Os locais escolhidos para serem os anfitriões desta festa mundial foram as cidades do Cairo, Kigali, Londres, Los Angeles, Mumbai e o Rio de Janeiro e a cerimónia será legendada em Árabe, Inglês, Francês, Alemão, Hindi, Português e Espanhol.
Esta ideia surgiu da vencedora do prémio TED em 2006, a realizadora de documentários Jehane Noujaim cujo desejo era criar um festival cinéfilo que cruzasse todas a miríade de culturas diferentes que compõem a humanidade. Seria então, segundo a sua visão, apresentada uma maratona de filmes, amadores e profissionais, cujo objectivo principal era dar uma visão do mundo vista pelos olhos do "Outro". Com esta iniciativa, Jehane Noujaim espera que pessoas de todos os países do mundo consigam esquecer os estereótipos e identificar-se com as pessoas de outros países que por vezes estão tão perto geograficamente mas de cujos costumes nada conhecemos.

Por todo o mundo, milhares de pessoas estão a organizar encontros que podem ir desde festas públicas, como a organizada pelo IST, até pequenos encontros com amigos cujo objectivo é ver o mundo através de outros olhos.

Podem ver nos vídeos abaixo alguns dos teasers criados para este festival cujo tema é "Ver o mundo através dos olhos de outra pessoa"





E como não podia deixar de ser, aqui fica a opinião de um cientista, neste caso o físico da Universidade de Manchester Brian Cox, sobre o dia da Pangeia

1 comentário:

margarida disse...

bora lá "pangear" = P