terça-feira, 27 de maio de 2008

A Phoenix já amartou!!!

Como não podia deixar de ser, tenho que escrever aqui sobre o que considero ser um dos maiores feitos de engenharia e ciência dos nossos tempos. A sonda Phoenix, cujo nome invoca as anteriores sondas perdidas em missões similares, amartou neste domingo passado, 25 de Maio, no pólo norte marciano.
Esta operação, descrita pelo administrador da Nasa Michael Griffin como um golfista fazer um "hole-in-one" dando a tacada nos Estados Unidos e encontrando-se o buraco na Austrália (com a vantagem de o buraco não se mexer), é um feito extraordinário, principalmente se pensarmos que até agora, menos de metade das sondas que tentaram aterrar em marte (amartar será mais correcto) foram bem sucedidas. Com o sucesso desta operação ficamos exactamente com 50% de amartagens bem sucedidas.
A parte mais crítica de toda a viagem, obviamente, é a entrada da sonda na atmosfera de Marte, quando tem que desacelerar de aproximadamente 20000 Km/h para zero. Esta entrada na atmosfera e consequente amartagem, leva aproximadamente 7 minutos que foram carinhosamente apelidados de "7 minutos de terror". O tempo que a luz demora a chegar desde marte à terra (varia conforme a distância a que marte se encontra de nós) é de aproximadamente 10 minutos, o que significa que quando começámos a receber o sinal já o destino da sonda estava traçado, portanto nada há a fazer senão fornecer-lhe boas ferramentas para que a sonda se desenrasque sozinha (em bom português).
Em vez de descrever mais pormenores da construção da sonda, deixo-vos com um pequeno trailer feito pela Nasa sobre estes 7 minutos de terror. Note-se o espírito de Hollywood com que foi filmado, parece que finalmente os cientistas e engenheiros perceberam que também é necessário algum marketing para que a comunidade leiga também se entusiasme com estes feitos extraordinários, que aos olhos dos não interessados podem passar por rotineiros.

E agora vejam este vídeo que mostra uma montagem, com partes da animação que puderam ver no vídeo acima juntamente com as reacções no centro de controlo do JPL, e onde se pode ver as reacções em tempo real às informações que a phoenix ia transmitindo enquanto passava por todo o processo de amartagem. Imaginem a adrenalina que deve estar a correr nas veias de todos os colaboradores desta missão neste momento, depois de vários anos de trabalho árduo, chegado o momento do tudo ou nada.

E para acabar em beleza deixo-vos com uma imagem que considero como sendo uma das fotografias mais espetaculares que nós enquanto seres humanos já tirámos. Esta fotografia foi tirada pela câmara HiRISE a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter e mostra a entrada na atmosfera da sonda phoenix!!!!!!
Sim isso mesmo que vocês leram, temos uma fotografia da phoenix e do seu páraquedas enquanto voavam pelos céus marcianos. Até dá para ver os cabos que prendem a sonda e o escudo térmico ao páraquedas, fantástico não é?

2 comentários:

Vasco Gaspar disse...

FANTÁSTICO!
O problema é se o Tiger Woods sabe disso! Vai ficar fucked-up!

Nabla disse...

Isso é que eu curtia ver, um jogo de golfe entre o Tiger Woods e a equipa da Nasa responsável pela Phoenix.