Esta operação, descrita pelo administrador da Nasa Michael Griffin como um golfista fazer um "hole-in-one" dando a tacada nos Estados Unidos e encontrando-se o buraco na Austrália (com a vantagem de o buraco não se mexer), é um feito extraordinário, principalmente se pensarmos que até agora, menos de metade das sondas que tentaram aterrar em marte (amartar será mais correcto) foram bem sucedidas. Com o sucesso desta operação ficamos exactamente com 50% de amartagens bem sucedidas.
A parte mais crítica de toda a viagem, obviamente, é a entrada da sonda na atmosfera de Marte, quando tem que desacelerar de aproximadamente 20000 Km/h para zero. Esta entrada na atmosfera e consequente amartagem, leva aproximadamente 7 minutos que foram carinhosamente apelidados de "7 minutos de terror". O tempo que a luz demora a chegar desde marte à terra (varia conforme a distância a que marte se encontra de nós) é de aproximadamente 10 minutos, o que significa que quando começámos a receber o sinal já o destino da sonda estava traçado, portanto nada há a fazer senão fornecer-lhe boas ferramentas para que a sonda se desenrasque sozinha (em bom português).
Em vez de descrever mais pormenores da construção da sonda, deixo-vos com um pequeno trailer feito pela Nasa sobre estes 7 minutos de terror. Note-se o espírito de Hollywood com que foi filmado, parece que finalmente os cientistas e engenheiros perceberam que também é necessário algum marketing para que a comunidade leiga também se entusiasme com estes feitos extraordinários, que aos olhos dos não interessados podem passar por rotineiros.
E agora vejam este vídeo que mostra uma montagem, com partes da animação que puderam ver no vídeo acima juntamente com as reacções no centro de controlo do JPL, e onde se pode ver as reacções em tempo real às informações que a phoenix ia transmitindo enquanto passava por todo o processo de amartagem. Imaginem a adrenalina que deve estar a correr nas veias de todos os colaboradores desta missão neste momento, depois de vários anos de trabalho árduo, chegado o momento do tudo ou nada.
E para acabar em beleza deixo-vos com uma imagem que considero como sendo uma das fotografias mais espetaculares que nós enquanto seres humanos já tirámos. Esta fotografia foi tirada pela câmara HiRISE a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter e mostra a entrada na atmosfera da sonda phoenix!!!!!!
Sim isso mesmo que vocês leram, temos uma fotografia da phoenix e do seu páraquedas enquanto voavam pelos céus marcianos. Até dá para ver os cabos que prendem a sonda e o escudo térmico ao páraquedas, fantástico não é?

2 comentários:
FANTÁSTICO!
O problema é se o Tiger Woods sabe disso! Vai ficar fucked-up!
Isso é que eu curtia ver, um jogo de golfe entre o Tiger Woods e a equipa da Nasa responsável pela Phoenix.
Enviar um comentário