quarta-feira, 31 de março de 2010

LHC Ligado! Ainda não há buracos negros! Por enquanto...

Ontem no LHC no Cern atingiu-se um novo recorde de energia em colisões de partículas. Os cientistas e engenheiros que trabalham no LHC conseguiram o feito de fazer colidir dois feixes de protões com energias de 3.5 TeV. Um TeV são 10^9 eV, ou seja, um bilião de eV (segundo o método americano corresponde a 1 trilião de eV). Visto que os feixes viajam em sentidos opostos, as colisões têm uma energia de 7 TeV, no referencial do centro de massa.
Embora o nosso planeta esteja continuamente a ser bombardeado por partículas com energias muitas ordens de grandeza superiores às conseguidas no acelerador do CERN, esta é a primeira vez em que se consegue atingir esta gama de energias de um modo controlado e de onde se conseguem tirar todo o tipo de conclusões sobre os fenómenos físicos que estariam presentes no início do universo (é suposto que quando o LHC estiver a correr na sua energia máxima, 14 TeV, a temperatura corresponda à existente apenas 1 bilionésimo de segundo após o Big Bang).Embora a experiência tenha corrido como esperado, à parte de alguns atrasos gerados por problemas na admissão de protões no feixe principal, novas descobertas são esperadas daqui a bastante tempo, visto que é necessário não só entender os resultados mas também excluir todas as possibilidades de erro.Este é sem dúvida uma altura em que devemos dar os parabéns à humanidade por conseguir juntar pessoas de todas as raças e credos (embora deva admitir que a maioria das pessoas envolvidas não terão nenhuma crença religiosa) e construir uma máquina que suplanta em complexidade em larga escala todos os feitos humanos até então.

A ciência está hoje de parabéns.

Ah, e até agora ainda nenhum buraco negro foi criado.

2 comentários:

Cultura Tuga disse...

Para quem quiser saber mais sobre o LHC, existe estes documentários que acompanham toda a evolução deste projecto multimilionário:

http://culturatuga.hostoi.com/documentario/lhc-o-acelerador-de-particulas

http://culturatuga.hostoi.com/documentario/maquina-do-big-bang

Um Abraço!

Nabla disse...

Obrigado pelos links muito interessantes.

Abraço