segunda-feira, 23 de junho de 2008

Será que somos extraterrestres?

Em 1969, um meteorito enorme caiu perto de Murchison, Vitoria na Austrália. As dezenas de kilogramas de rocha recolhidas têm sido sujeitas a testes até hoje e mostraram desde logo que este meteorito era de um tipo bastante importante para vários ramos da ciência pois tratava-se de um condrito carbonoso. Os meteoritos deste tipo contêm hidrocarbonetos complexos, e uma das teorias sobre o surgimento da vida na terra, afirma que as primeiras moléculas com complexidade suficiente para dar origem à vida na terra, foram trazidas por meteoritos deste tipo.
Desde a década de 70 que vários grupos de investigação têm mostrado que o meteorito está repleto de aminoácidos, que são os tijolos de moléculas biológicas mais complexas como as proteínas e bases de DNA.
No entanto os críticos perguntam se não será possível que os aminoácidos encontrados não estariam já na terra e se a amostra não terá sido contaminada totalmente aquando do embate com a superfície terrestre.
Muito recentemente, uma investigadora do Imperial College em Londres, de nome Zita Martins e os seus colaboradores, afirmam ter encontrado uma prova sólida a favor da origem extraterrestre destes condritos. O que os investigadores fizeram foi recolher piramidinas e purinas (bases nucleicas) e analisaram a quantidade de carbono-13 nestas bases.
Na terra, o isótopo de carbono-13 representa quase 1% do carbono total existente na terra, por outro lado os compostos do meteorito de Murchison contêm a elevada percentagem de 44% de carbono-13. Esta assinatura bastante distinta mostra que realmente estas moléculas terão tido origem extraterrestre.
Os melhores modelos que temos mostram que terá sido difícil (mas não impossível) a formação de moléculas com a complexidade de aminoácidos nas condições atmosféricas da terra nos seus primórdios. Como tal, de onde poderão ter vindo as moléculas que mais tarde deram origem a esta complexidade biológica?
Nessa altura (há cerca de 4 biliões de anos) estima-se que a terra era bombardeada por milhares de milhões de toneladas de meteoritos com condritos carbonosos, se isto não é uma boa hipótese não sei o que será...

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Novidades da Phoenix

Depois de 24 sols (dias marcianos) a sonda phoenix já movimenta o seu braço robótico perfeitamente à vontade no local de aterragem. Os investigadores da Universidade de Tucson no Arizona pensam ter encontrado gelo alguns centímetros abaixo da superfície marciana. Mesmo sem terem analisado ainda essas amostras, existem algumas evidências de que os detritos esbranquiçados revolvidos pelo braço mecânico, possam tratar-se de bocados de gelo. Primeiro pensou-se que esses sedimentos de cor branca pudessem ser alguma forma de sal mas, algumas fotos tiradas nos dias seguintes mostram que o tamanho dos detritos brancos diminuiu consideravelmente, o que leva que se possa concluir tratarem-se de bocados de gelo que derreteram parcialmente com o calor do sol.
Os cientistas esperam, nos próximos dias, poder dizer com toda a certeza se realmente se trata de água no estado sólido ou se se trata de outra coisa.
O que acho fantástico é o facto de, com a tecnologia que temos a orbitar o planeta vermelho, podermos concluir com bastante certeza, que o sítio escolhido para pousar a phoenix teria gelo alguns centímetros abaixo da superfície. E agora que já lá estamos tudo parece confirmar-se.
É caso para dizer "Ciência, funciona mesmo!" ou então num tom mais calão como no desenho abaixo.


quarta-feira, 18 de junho de 2008

The Amazing Randi

Se já não pertencerem à geração pokemon, talvez se lembrem de um programa que dava na RTP1 (antes de existirem os canais privados), em que várias pessoas que afirmavam ter poderes psíquicos ou paranormais, eram desafiados a mostrar as suas habilidades perante todos os espectadores. As experiências eram normalmente planeadas de comum acordo entre o apresentador e o suposto médium (poderiam ter escolhido uma palavra melhor para os possuidores de tamanhas habilidades).
O apresentador de que estou naturalmente a falar é o fantástico James Randi.
Este arrasador de mitos e vigaristas é das pessoas mais activas na educação da comunidade mundial, no que toca à ingenuidade com que tendemos a acreditar em coisas que não percebemos.
Um dos seus feitos mais divulgado foi o desmascarar do pretenso psíquico Uri Geller em directo no Tonight Show de Johnny Carson quando, depois de perceber os truques que Uri Geller utilizava nos seus actos, montou experiências que não poderiam ser efectuadas recorrendo aos truques subtis que o vigarista utilizava. Como não podia deixar de ser, vendo-se encurralado e não querendo arriscar o falhanço perante milhões de espectadores, o nervoso Geller acabou por dizer que não estava a sentir a força naquele momento, o que o impedia de conseguir realizar os feitos que anunciava ser capaz.
Podem ver em baixo o vídeo de James Randi a falar disto mesmo.

Desde 1963, a fundação criada por Randi, JREF (James Randi Educational Foundation), oferece um milhão de dólares como prémio de um desafio feito a todos os autoproclamados psíquicos. Todos aqueles que dizem conseguir efectuar coisas extraordinárias podem concorrer a este prémio, sendo que terão que passar primeiro por um teste preliminar simples e depois serão então sujeitos a uma bateria de testes. Até hoje ninguém conseguiu passar dos testes preliminares.
Alguns de vocês poderão estar a pensar "eu não acredito nestas pessoas e qualquer um que acredite é ignorante e como tal nem me vou dar ao trabalho de expor estes vigaristas porque são inofensivos"! Este tipo de pensamento é muito comum, e tende a ser o mais adoptado por pessoas em todo o mundo, no entanto baseia-se no facto de que para além de fazer as pessoas acreditar em coisas erradas, nada de mal advém destes espectáculos de variedades. Ora, este argumento está claramente errado, porque não só estes truques de ilusionismo distorcem a mente dos menos preparados, mas podem inclusive alterar a vida das pessoas de maneiras que não podemos começar a imaginar. Um exemplo gritante é o caso da médium americana Sylvia Browne, que para além de cobrar aos seus clientes a módica quantia de 700 doláres por hora (acho que estou na profissão errada) para lhes fornecer informações sobre os seus familiares falecidos, dizia ajudar a polícia a desvendar casos de rapto e homicídio.
O caso mais conhecido, apresentado na CNN no programa Anderson Cooper 360, é o do rapto do jovem Shawn Hornbeck, que foi encontrado vários anos após o rapto e depois de num outro programa de televisão, a psíquica Sylvia Browne ter afirmado aos pais de Shawn que este se encontrava morto e que sabia inclusive a localização do seu corpo. As suas alegações fizeram com que na altura as buscas policiais tenham sido redireccionadas para um local diferente daquele onde se pensava ter ocorrido o rapto. Podem ver um excerto deste programa no vídeo abaixo.

Se ainda pensam que nada devemos fazer quando vemos todos os dias, auto proclamados doutores em ciências ocultas, a entrar em nossas casas através dos programas da manhã de TODOS os canais portugueses, então não sei que escreva mais!
E para os que pensam que a astrologia tem algum fundo de verdade, só porque está tão difundida, vejam mais um pequeno vídeo muito engraçado sobre o desmascarar dos horóscopos.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

A Inteligência dos Corvos

A construção de ferramentas e o seu uso para resolver problemas nunca vistos até então é uma habilidade que normalmente só se reconhece aos humanos e a alguns primatas, e está muitas vezes associado à noção de inteligência.
A adaptabilidade a novas realidades e a capacidade de aprender observando são das características que fazem com que os animais outrora selvagens possam sobreviver no meio citadino e assim desafiar a extinção por falta de habitats. Sabemos que os corvos são uma espécie que prospera em ambientes onde existam humanos, e começamos agora a perceber que, muitas das vezes, estes dependem dos nossos hábitos e idiossincrasias para sobreviver. No entanto, a nossa resposta emocional a este tipo de animais (onde também se incluem os ratos, as baratas, etc...) é de repulsa e sempre pensando em como nos livrar desta simbiose que consideramos ser uma praga.
Cientistas têm vindo a ponderar sobre estes assuntos e a tentar fazer com que esta ligação possa ser proveitosa para ambas as espécies, e devido à inteligência e adaptabilidade dos corvos já existem maneiras de tirar proveito desta simbiose. no vídeo abaixo podem ver uma palestra sobre este problema e como, inteligentemente, usar as capacidades das nossas amigas aves negras. (não tem legendas em português)

Se quiserem aprender mais sobre esta investigação podem ir aqui.